terça-feira, 23 de agosto de 2016

Anita Malfatti

Anita Malfatti nasceu em São Paulo. Filha de Samuel Malfatti, engenheiro italiano e Betty Krug, de nacionalidade norte-americana.
Aos 3 anos de idade foi levada para a Itália para tentar corrigir a atrofia no braço e na mão direita, com a qual nascera, derivada de uma má formação congênita. Porém não recebendo resultados satisfatórios passa a ter a sua disposição uma governanta inglesa que lhe ajuda a desenvolver o uso da mão esquerda.
Aprendeu a pintar com a mãe, que exercia o ofício de professora de línguas e pintura, para sustentar a família, após a morte do pai.
Iniciou seus estudos no colégio São José. Formando-se como professora na Mackenzie, em 1897.
Estudou na Europa. Frequentou aulas no ateliê de Friz Burger e matriculou-se na Academia de Belas Artes de Berlim onde estudou pintura expressionista.
Em 1914 voltou para o Brasil, e fez uma exposição na Casa Mappin, sem grande repercussão. Em 1915 viajou para os Estados Unidos, onde estudou na Arts Estudants League orientada por Homer Boss. Teve nesta época a liberdade de pintar sem restrições estéticas, produzindo seus melhores quadros.
Em 1917 voltou ao Brasil e realizou em 20 de dezembro uma exposição individual com 53 quadros, alguns dos quais se tornaram clássicos da pintura moderna. Considerada um marco de renovação das artes plásticas brasileiras. Sua mostra expressionista foi alvo de críticas, expostas no artigo intitulado “ Paranoia ou Mistificação? Redigida pelo escritor e crítico de arte do jornal O Estado de São Paulo, Monteiro Lobato. Onde este afirma que Anita deixou-se influenciar por Picasso e sua turma.
Também foi defendida por seus amigos Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Porém após tais críticas todos os quadros vendidos tiveram de ser devolvidos. E Anita abalada afastou-se da pintura.
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, incentivada por seus amigos, entre eles Tarsila do Amaral.
Realizou exposições em Berlim, Paris e New York. Havendo muitos quadros de sua autoria em importantes museus brasileiros.
Morreu em São Paulo, em 06 de novembro de 1964.

Fonte de pesquisa:




Anita Malfatti em 1912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário