sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Artigo de opinião

Anita Malfatti foi uma autêntica e habilidosa artista plástica brasileira. Que em toda sua vida exercitou a arte de pintar, superando sua limitação física. Estudou na Alemanha e nos Estados Unidos possuindo grande conhecimento e maestria.
Uma das vanguardas europeias que têm maior ênfase em suas obras é o expressionismo. O qual dá vazão para que o problema congênito da pintora permita a ela apropriar-se dele e usá-lo como arte. Detendo de poder para criar, e unindo a este grande habilidade e imaginação.
Anita demonstrava grande sensibilidade com as pessoas que eram desvalorizadas pela sociedade, que não se encaixavam aos altos padrões sociais, como em sua obra “ O Homem Amarelo”.

Foi severamente criticada pelo crítico de arte e, também, escritor Monteiro Lobato em sua exposição individual realizada em 1917. Sendo que este representava a sociedade existente no ínicio do século XX, conservadora e burguesa, que mesmo tomando as culturas estrangeiras como superiores e desejando imitá-las, ainda assim, era ignorante e repulsiva a mudanças. Rejeitava qualquer coisa que fugisse de seu imaginário ou daquilo a que estavam acostumados a ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário