Mario de Andrade I.
1921-22. óleo s/ tela (51x41). Col. Particular, SP.
A recepção negativa da
Exposição de 1917 fez com Anita recuasse nas suas propostas inovadoras para a
pintura, assim como afastou a possibilidade de alcançar o Pensionato
Artístico do Estado de São Paulo, almejado pela artista desde 1914. No entanto,
apesar do escândalo geral, algumas forças ansiosas por renovação cultural já
procuravam apoiar e defender a artista. Entre eles está Mario de Andrade (retrato abaixo), grande admirador da pintora,
que após a Semana de Arte Moderna de 22 cresceu em importância no cenário
cultural paulista. Foi por intermédio de Mario de Andrade que Anita conseguiu o
Pensionato Artístico do Estado de São Paulo, e em 1923 a pintora partiu para a
França.
Ficha técnica:
Ano: 1921-22.
Dimensões:(51x41)
Técnica: óleo s/ tela
Localização:Particular, SP.
Fonte de pesquisa:
https://obrasanitamalfatti.wordpress.com/
Fernanda de
Castro.
Anita também retratou outros de seus amigos, inclusive a escritora portuguesa Fernanda de Castro. No entanto, muitas de suas composições eram inspiradas em anônimos, vistos ao acaso pela rua, que chamavam a atenção da artista. Entre elas estão a Chanson de Montmartre e Mulher do Pará.
Ficha técnica:
Ano: 1922.
Dimensões: (73,5x54,5)
Técnica: óleo s/ tela
Localização:Marta Rossetti Batista, SP.
Fonte de pesquisa:
https://obrasanitamalfatti.wordpress.com/
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