terça-feira, 23 de agosto de 2016

Reportagem


O homem a quem tivemos o privilégio de entrevistar chama-se Luiz Nemeth. Possui 70 anos. E mesmo aposentado, produz brinquedos com materiais recicláveis, apresentando seu trabalho em museus como o nosso, em Santana de Parnaíba.
            Os brinquedos que cria e apresenta em exposições tem a finalidade de mostrar os passatempos com os quais se ocupavam, grande parte, das gerações anteriores a nossa. Encantando crianças e reavivando momentos maravilhosos da infância de muitas pessoas que tem a oportunidade de conhecer sua arte.
             Aprendeu a produzir brinquedos de todos os tipos, inclusive usando da física ou energia elétrica, com seu pai, que veio da Áustria.

             O pai de Luiz fez parte da arte e história de nosso país, pois veio para o Brasil, na época em que a cafeicultura era o auge econômico do Brasil. Inclusive Nemeth conta que seu pai ao vir para cá, ficou alojado no Museu dos Imigrantes que servia de abrigo para os estrangeiros, na época.  



PERGUNTAS:

1)    Você já visitou algum museu ou galeria de arte? Gostaria?
Sim, vários, não somente no Brasil, mas também no exterior. Por exemplo já estive no Masp, no Museu da Nasa, no Memorial da América Latina e em museus na França e nos Estados Unidos.

2)    Você sabe algo sobre a Semana de Arte Moderna de 1922?
Não.

3)    Já ouviu falar algo a respeito dos artistas da Semana da Arte Moderna?
Li algo a respeito, inclusive já estive no Museu de Mário de Andrade.

4)    Já ouviu falar de Anita Malfatti?
Sim.
5)    Conhece alguma de suas obras?
Já li sobre sua composição “ O Homem Amarelo”.

6)    Anita costumava retratar pessoas comuns, ou somente atender ao pedido de alguém que quisesse ser retratado. Você já presenciou tal circunstância? Já foi retratado por algum artista?
Sim, na Praça Leonardo Da Vinci, na França. Onde poderia se avistar vários artistas retratando inúmeras pessoas ao longo da praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário